Universitários da Faci participam do TCM de Portas Abertas

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) realizou, nesta quinta-feira (19), mais uma edição do Projeto TCM de Portas Abertas. Dessa vez, o projeto contou com a participação de alunos de graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Direito, da Faculdade Ideal (FACI). Além de apresentar a instituição TCM aos graduandos, o projeto objetiva contribuir para a formação da consciência cidadã dos futuros profissionais.

Os estudantes tiveram a oportunidade de verificar como funciona uma sessão plenária, ocasião em que receberam as boas vindas por parte dos conselheiros e da representante do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA), parceiro do TCM-PA na execução do projeto. O presidente do Tribunal, conselheiro Cezar Colares, ressaltou a importância do TCM de Portas Abertas, que, além de divulgar as ações do Tribunal, esclarecendo sobre sua missão constitucional e como funciona, exerce o efeito multiplicador, conscientizando os visitantes sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social.

PALESTRAS

Após a visita ao Plenário, os universitários ouviram as seguintes palestras: “O Papel do TCM e da Sociedade no Controle da Gestão Pública”, proferida pela Conselheira Substituta Adriana Dias Oliveira; “Os profissionais que atuam na Gestão Pública e o TCM”, ministrada pela controladora do TCM-PA, Socorro Pessoa, professora e conselheira do Conselho Regional de Contabilidade (CRC); “Ouvidoria – Instrumento de interação do TCM com a Sociedade”, proferida pela coordenadora da Ouvidoria do TCM-PA, Brenda Alcântara; e o “O Papel do Ministério Público de Contas”, ministrada pelo advogado Ricardo Dias, chefe de gabinete do MPCM-PA.

Ao final do evento, os estudantes fazem visita monitorada às dependências do TCM-PA. O TCM de Portas Abertas é coordenado pela Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha (ECPCIR/TCM-PA) com o apoio da Assessoria de Comunicação Social. Os estudantes agradeceram a oportunidade de participar do projeto e elogiaram a iniciativa do Tribunal e o excelente nível das palestras, que, segundo afirmaram, serão de grande importância em suas vidas.