Tribunal inaugura Galeria dos Conselheiros e Rádio Web TCM-PA


O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) inaugurou, nesta terça-feira (29/11), a Galeria dos Conselheiros, um memorial com as fotos dos atuais conselheiros e aposentados, no hall de entrada da sede do Tribunal de Contas, em Belém. A cerimônia, realizada no auditório do Tribunal, marcou também a inauguração da Rádio Web TCM-PA.

A Galeria dos Conselheiros apresenta fotos dos atuais conselheiros Cezar Colares, Sérgio Leão, Daniel Lavareda, Mara Lúcia, Aloísio Chaves, Antônio José Guimarães e José Carlos Araújo. Fazem parte também da galeria os conselheiros aposentados Egydio Salles, Loriwal Rei de Magalhães, Lecyr Riodades, Irawaldyr Rocha, Haroldo Julião da Gama, Laudelino Pinto Soares, Vicente Queiroz, Laércio Dias Franco, Paulo Dourado, Ronaldo Passarinho, Rosa Hage e Alcides Alcântara.

HOMENAGENS

Durante o evento, foi realizada uma homenagem aos seus conselheiros aposentados, que deram importante contribuição para que o Tribunal alcançasse posição de relevância no Estado e no País, como órgão de fundamental importância no combate à corrupção e defesa do exercício da democracia.

O presidente do TCM-PA, conselheiro Cezar Colares, disse que a homenagem aos conselheiros aposentados foi aprovada por todos os atuais membros do TCM-PA, em reconhecimento a importante contribuição que deram para que, ao longo dos seus 33 anos de existência, o Tribunal crescesse, se modernizasse e se consolidasse como órgão indispensável ao desenvolvimento do Estado e ao exercício da cidadania. Colares ressaltou que o TCM-PA é resultado de uma construção coletiva, da qual fazem parte os que desempenharam e ainda desempenham funções na Corte de Contas, que continuará sendo construída.

QUADROS

Quatro quadros pintados por Benedicto Melo e um de autoria da pintora Eneida de Moraes, que retratam ex-presidentes do TCM-PA e faziam parte de uma antiga galeria, foram entregues, para guarda, aos conselheiros retratados ou aos seus familiares, no caso dos já falecidos. Adriana Sales Redig, filha do conselheiro Egydio Salles (falecido), recebeu o quadro das mãos da conselheira Ouvidora Mara Lúcia. Maria do Carmo Riodades, viúva do conselheiro Lecyr Riodades (falecido) recebeu o quadro das mãos do conselheiro Antônio José Guimarães.

O conselheiro José Carlos Araújo entregou o quadro ao conselheiro aposentado Paulo Dourado. O conselheiro Corregedor, Daniel Lavareda, entregou o quadro do conselheiro Irawaldyr Rocha (falecido) ao filho do homenageado, Nilton Rocha. E o conselheiro vice-presidente, Sérgio Leão, entregou o quadro do conselheiro aposentado Laércio Franco, para a procuradora do MPCM, Regina Franco Cunha, filha do homenageado.

CIDADANIA

Coube ao conselheiro decano do TCM-PA, Aloísio Chaves, falar em nome dos atuais conselheiros. Ele teceu comentários sobre a personalidade, qualificações e feitos de 19 conselheiros do TCM-PA, entre aposentados e da ativa, e disse que a somatória dos esforços é que fortalece e engrandece uma instituição. Falou que o Tribunal de Contas colabora, de maneira fundamental, com o exercício da cidadania. “O TCM-PA cuida para que a administração pública seja aperfeiçoada, para melhor servir à sociedade”, destacou.

O conselheiro aposentado Ronaldo Passarinho falou em nome dos homenageados. Brindou a todos com seu bom humor, mas também emocionou ao dizer que estavam todos gratos por terem sido lembrados, mesmo estando aposentados, “pois é muito fácil homenagear quem está no poder!”, afirmou. Após fazer um breve histórico do Tribunal, desde quando foi criado como Conselho de Contas dos Municípios (CCM), Ronaldo Passarinho elogiou a atuação dos atuais conselheiros e disse que, sem o TCM-PA, a corrupção no Pará seria muito grande.

A procuradora Chefe do Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM), Elizabeth Salame, disse que estava feliz por reencontrar os conselheiros aposentados, que estavam recebendo uma justa homenagem.

Fizeram parte da mesa oficial, juntamente com o presidente Cezar Colares e a procuradora Chefe do MPCM, Elizabeth Salame, os conselheiros aposentados Paulo Dourado, Ronaldo Passarinho, Loriwal Rei de Magalhães e Rosa Hage.

RÁDIO WEB TCM-PA

O conselheiro Cezar Colares disse que a cerimônia marcava também a inauguração da Rádio Web TCM-PA. Esclareceu que inicialmente funcionará internamente, mas a partir de janeiro de 2017 terá abrangência em todo o País, sendo mais um canal de comunicação entre o TCM-PA e a sociedade.

A Rádio Web TCM-PA vem melhor atender os princípios e deveres constitucionais do Tribunal, de promover e zelar pela transparência pública, em respeito ao direito de informação da sociedade. Sua criação foi aprovada pelo Plenário do Tribunal, no último dia 24/11, através da Resolução Administrativa nº 26/2016/TCM-PA.

A Rádio Web TCM-PA vai ajudar a promover a integração com servidores e com a sociedade, bem como a transferência de conhecimentos. Entre os serviços que prestará, destacam-se a transmissão ao vivo das sessões do Plenário e a divulgação das ações da Corte de Contas e orientações técnicas aos jurisdicionados.