TCMRJ faz capacitação em auditoria operacional para técnicos do TCM-PA


O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) vai implantar o Programa de Visitas às Unidades Escolares, semelhante ao desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ). Em 2016, por sugestão do então conselheiro Corregedor, Daniel Lavareda, o TCM-PA celebrou termo de cooperação técnica com o TCMRJ. Como primeiro resultado, auditores de controle externo do TCMRJ desenvolverão programação de capacitação de técnicos do TCM-PA, a partir desta quarta-feira (8/03) até a próxima sexta-feira (10/03).

Além de procederem à instalação do Sistema de Auditoria do TCMRJ, utilizado no Programa de Visitas às Unidades Escolares do Município do Rio de Janeiro, os auditores repassarão o know-how do TCMRJ em auditoria operacional em escolas. Participarão da capacitação 5 analistas do Núcleo de Auditoria Operacional do TCM-PA (NAOP), 2 analistas por Controladoria, 3 técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação e 1 engenheiro do Núcleo de Fiscalização de Obras Públicas.

O NAOP incluiu no Planejamento estratégico a realização, em 2017, de Auditoria-Piloto “Programa de Visitas às Unidades Escolares”, em um município paraense. O Planejamento Estratégico prevê para 2018 a ampliação da análise do Programa de Visitas às Unidades Escolares para outros municípios paraenses.

PROGRAMAÇÃO

O termo de cooperação técnica celebrado entre as duas Cortes de Contas tem por finalidade aprimorar e fortalecer os mecanismos com os quais operam o Controle Externo.

Nesta quarta-feira (8), das 9h às 10h, Marcus Vinicius da Silva, inspetor Geral da 3ª Inspetoria do TCMRJ, vai ministrar palestra sobre o tema “O Sistema e o Programa de Visitas às Unidades Escoares do Município do Rio de Janeiro”. A palestra terá como público alvo, conselheiros, controladores e servidores.

No dia 9 será realizada a capacitação propriamente dita. Das 8h às 12h, haverá capacitação sobre o “Sistema: Programa de Visitas às Unidades Escolares”. As auditoras de Controle Externo Ketza Cardoso e Magna Andrada atuarão como instrutoras. O público alvo são analistas indicados e técnicos de informática.

No dia 10, haverá a instalação do “Sistema: Programa de Visitas às Unidades Escolares”. Participam analistas e técnicos de informática.

O coordenador do Núcleo de Auditoria Operacional (NAOP/TCM-PA), Mário Medina, destacou que a capacitação será uma excelente oportunidade para os servidores do TCM-PA aprimorarem seus conhecimentos técnicos na área de Auditoria Operacional, uma das prioridades na gestão do presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda.