TCMPA realiza live para estimular cuidados com a saúde mental de servidores e da população

O momento é também de redobrar os cuidados com a saúde mental, na mesma proporção que lavamos as mãos, usamos máscaras, ficamos em casa e praticamos outras ações para superar a pandemia do “novo coronavírus”. Por isso, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) realizará a primeira live destinada à busca de equilíbrio do corpo e da mente com convidados que abordarão soluções simples que podem ser executadas em casa e por todos os membros familiares, como a meditação e a yoga.

A live intitulada “Cuidar da mente na pandemia é preciso e possível – Terapias para você fazer em casa” será transmitida pelo Instagram do TCMPA ( @tcmpara), nesta terça-feira (19), às 19h. O servidor da Corte de Contas, Fábio Vieira, será o mediador da live, que receberá o fisioterapeuta e terapeuta holístico, Gilmar Maia. “É uma oportunidade de socializar conhecimentos e práticas que ajudem a manter o equilíbrio mental diante de tantas adversidades e cenários incertos que essa pandemia trouxe para cada um de nós”, comentou Fábio Vieira, que já realiza também um trabalho voluntário de mediar sessões de reiki à distância entre os servidores do TCMPA neste período.

Durante a live, o terapeuta Gilmar Maia, que gerencia o Porthal Holístico, destacará o que são e como as pessoas podem realizar em casa as terapias holísticas, agregando os benefícios delas à vida e para enfrentar os desafios do isolamento social. As terapias holísticas são reconhecidas pelo Ministério da Saúde como tipo de abordagem dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e a Organização Mundial da Saúde reconhece a incorporação das medicinas tradicionais e complementares nos sistemas nacionais de saúde.

O TCMPA, dentro da política institucional de valorização do servidor e de cuidados com a saúde, já realizou atividades presenciais sobre essas práticas complementares. Agora, diante do cenário de isolamento, estenderá as ações para os meios virtuais como meio de fortalecer os conhecimentos àqueles que já usam as terapias holísticas, como é o caso da servidora Márcia Barleta, e disponibilizar a informação para as pessoas que estejam precisando desse tipo de suporte, principalmente nesse momento. “Temos que ter o autocuidado e as terapias holísticas são importantes como parte de tratamentos. Elas me ajudaram a superar problemas como a síndrome de pânico e um câncer, que passei nos primeiros meses desse ano”, alertou Márcia Barleta para que as pessoas busquem reforçar o autocuidado na saúde psicológica, emocional e física. Segundo ela, o reiki teve destaque na recuperação da sua saúde após a descoberta da doença, cujos desafios foram aumentados pelo cenário de pandemia da Covid-19.A live do TCMPA  “Cuidar da mente na pandemia é preciso e possível – Terapias para você fazer em casa” estará aberta a toda população no Instagram do Tribunal.