TCMPA promove ginástica laboral para servidores



O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) implementou a ginástica laboral para membros, servidores e estagiários. A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados com intuito de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo.

A fisioterapeuta do Espaço Vida do Tribunal, Lorena Bandeira, destaca que a ação pretende conscientizar a criação de novos hábitos. “É de fundamental importância o Tribunal adotar essas medidas, pois, entre os objetivos da ginástica laboral, irá aperfeiçoar a produtividade. Além disso, promoverá o incentivo de hábitos mais saudáveis, novas posturas ergonomicamente corretas no local de trabalho, visando à manutenção e recuperação da saúde física dos servidores”, afirmou. 

Os exercícios são realizados duas vezes por semana, com alongamento, fortalecimento muscular, conscientização corporal, correção postural, exercícios respiratórios e relaxamento. 

Francisco Ferreira, que atua no Cerimonial do TCMPA, parabeniza a ação da Corte de Contas. “A iniciativa é excelente. Às vezes, não temos a prática de fazer exercícios no dia a dia. Então, essa ginástica laboral incentiva que a gente possa não só realizar o nosso trabalho com excelência, mas também desenvolver com mais disposição”, disse. 

A ação faz parte do programa “Cuidar Bem”, da Corte de Contas, que reforça a atenção dos servidores para a saúde, motivando-os à procura por exames preventivos e periódicos e incentivando a prática de uma vida saudável.