TCMPA entrega matérias recicláveis aos catadores de Belém


O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) entregou 2.582,60kg em materiais recicláveis aos profissionais da Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB). A ação integra o programa “TCM Sustentável”, que estimula a adoção de práticas de preservação e sustentabilidade do meio ambiente entre servidores e colaboradores da Corte de Contas.

Para o conselheiro corregedor Sérgio Leão, a iniciativa deve ser feita por todos para ter um alcance melhor. “Eu fico muito feliz do Tribunal ter assumido esse papel. Além de ter uma ação positiva em relação ao meio ambiente, tem também uma relação positiva com a questão social. Então, eu acho que essa consciência deveria ser aderida por toda a sociedade e, talvez, a gente tivesse uma cidade diferente”, disse.

Foram doados papéis, isopor, plástico e outros materiais para reciclagem. A coordenadora do Núcleo de Planejamento e Transparência do TCMPA, Paola Cals, que também está a frente do projeto, destacou que as ações devem continuar no mês. “Essa ação foi realizada para redirecionar os materiais não mais usados pela Corte de Contas e, assim, tendo outra finalidade para os catadores. Essa iniciativa da reciclagem vai continuar periodicamente ou quando houver necessidade de fazer mais doações”, conta.

O representante da ACCSB, Edson Cardoso, parabenizou a iniciativa com foco na sustentabilidade. “Vai ajudar o meio ambiente e os catadores que dependem da venda do material reciclável. O que o Tribunal está doando vai ajudar muito a nossa Associação. Estamos gratos pela ação”, comemora.

A parceria do TCMPA com a Associação de Catadores ajuda cerca de 48 profissionais associados, que trabalham na ACCSB. Além disso, contribui para a diminuição dos lixos nas ruas.