TCMPA destaca importância da transparência pública no Combate a Covid-19

O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) participou, no último dia 23, da live intitulada “Ranking de Transparência no Combate a Covid-19”, ocasião em que foi evidenciada a importância da transparência pública no Combate a Covid-19, pois, além de garantir a moralidade e a transparência da gestão pública, também incentiva o envolvimento da sociedade, já que todo cidadão pode verificar como os recursos federais, estaduais e municipais estão sendo utilizados, especialmente quando há dispensa de licitação para lidar com a Covid-19.
A live “Ranking de Transparência no Combate a Covid-19” fez parte da Jornada Universitária de Ciências Contábeis (JUCIC) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Campus de Capanema. Em atenção ao convite formulado pela professora Maria de Nazareth Oliveira Maciel, o presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, autorizou a participação do técnico de controle externo Fábio Vieira na live. Graduado em Administração, Fábio Vieira é coordenador das atividades voltadas à transparência pública dos municípios paraenses.
Um exemplo da importância da transparência pública no período da pandemia do Covid-19 foi o resultado obtido pelo TCMPA ao aplicar questionários junto aos secretários municipais, levantando informações referentes à disponibilização de conteúdos pedagógicos aos alunos, acesso à alimentação escolar e atuação dos Conselhos de Controle Social, com ênfase ao Conselho de Alimentação Escolar e ao Conselho Municipal de Educação. Os resultados desse trabalho estão disponíveis no site do Tribunal (www.tcm.pa.gov.br).
O painel “Ranking de Transparência no Combate a Covid-19” contou também com a participação da jornalista Maria Dominguez, pesquisadora da Transparência Internacional – Brasil e associada ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCTDD). Ela é mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA e desenvolve projetos e pesquisas sobre transparência, governo aberto e dados abertos governamentais.
Durante a live, o técnico Fábio Vieira atuou em conjunto com Nicole Verillo, responsável pelo Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção na Transparência Internacional (TI) no Brasil. A live foi mediada por Tany Ingrid Sagredo Marin,  coordenadora do curso de Ciências Contábeis.
A Jornada Universitária de Ciências Contábeis é uma das ações do Escritório Modelo Universitário de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (ECOPUBLIC), um programa de extensão do Curso de Ciência Contábeis da UFRA.