TCM Sustentável” celebra termo de cooperação para coleta de lixo reciclável


O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), atraves do projeto “TCM Sustentável”, celebrou termo de cooperação com a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB), que tem por objetivo a coleta de resíduos sólidos descartados pela Corte de Contas, que podem ser reciclados, tais como papel, vidro, plástico e embalagens tetra pak. A oficialização do termo de cooperação aconteceu de forma virtual, antes do início da sessão plenária, nesta quarta-feira, 26.


O presidente do TCMPA, conselheiro Sérgio Leão, destacou a importância da parceria firmada entre o Tribunal e a Associação de Catadores da Coleta Seletiva de Belém (ACCSB).

A presidente da ACCSB, Maria do Socorro Ribeiro, agradeceu em nome da associação por ter sido escolhida pelo Tribunal para realizar a coleta seletiva. “Temos orgulho em cooperar com o Tribunal. Cada resíduo coletado ajuda no sustento das famílias de nossos associados”, afirmou.


A duração do termo de cooperação é de 12 meses e a coleta será quinzenal ou sempre que a ACCSB for acionada pelo Tribunal em função de eventual necessidade. Semanalmente os colaboradores que atuam no serviço de limpeza e higienização do Tribunal percorrem os setores recolhendo os resíduos recicláveis e os acondicionando em local apropriado para depois serem coletados pela ACCSB.


O acordo de cooperação faz parte do projeto “TCM Sustentável”, uma vez que o Tribunal já está enquadrado nas políticas de sustentabilidade, tendo assinado termo de adesão à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública). Segundo Fábio Vieira, um dos responsáveis pelo “TCM Sustentável”, a coleta seletiva de resíduos é um dos pontos do plano de sustentabilidade do TCMPA, que, integra o programa “TCM 180 Graus”.