TCM de Portas Abertas recebe alunos da Estácio Fap


O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), através da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldir Rocha”, recebeu nesta terça-feira (18) alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Direito da Faculdade Estácio do Pará como parte da programação do projeto “TCM de Portas Abertas”. A iniciativa busca contribuir para a formação cidadã e áreas compreendidas nas atividades relacionadas ao desenvolvimento e à missão institucional, além de oferecer aos estudantes de instituições de ensino públicas e privadas as competências e o exercício do controle externo pelo Tribunal.

O evento contou com uma programação didática com palestras abordando os seguintes temas ministradas pelos servidores da Corte de Contas: “O Papel do TCM e da Sociedade no Controle da Gestão Pública” ministrado pelo controlador interno Cleber Mesquita; “Os Profissionais que Atuam na Gestão Pública e o TCM”, Rosana Gama, analista de Controle Externo; “Ouvidoria – Instrumento de Interação do TCM com a Sociedade”, com Marcus Monteiro, coordenador da Ouvidoria; “O Papel do Ministério Público de Contas”, Ricardo Dias do Ministério Público de Contas dos Municípios.

“Essa iniciativa do Tribunal de passar esses conhecimentos em todas essas áreas é importante tanto para o conhecimento como estudante e também como cidadã. Eu desconhecia algumas informações, como a existência da Ouvidoria”, disse a estudante de Ciências Contábeis, Taiane Filpo.

Os estudantes observaram como funciona uma sessão plenária, na qual se orienta e fiscaliza a execução e prestação de contas de recursos públicos. Após o encerramento da sessão, o presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, agradeceu a presença dos alunos e reafirmou a importância dessa proximidade com a sociedade.

“Nós estamos de portas abertas para quem quiser conhecer a nossa casa, para recebermos críticas e elogios. Queremos aperfeiçoar o nosso sistema de controle e a presença dos senhores participando e sugerindo é fundamental.”, disse Lavareda.