Servidores do TCMPA participam de curso sobre auditoria


Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA) participaram, no período de 08 a 11 de julho, na sede do Tribunal, do curso “Acompanhamento e Conclusão do Relatório de Auditoria de Projetos e Programas financiados pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID)”, ministrado pelo auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Henrique Pereira Santos Filho. O curso fez parte do processo de habilitação do Tribunal para auditar contratos de financiamentos de projetos do BID.

O curso objetivou dar assistência técnica e avaliar os trabalhos de auditoria no contrato de empréstimo até então executados e orientar a equipe responsável pela auditoria seguindo as normas do Banco. E também debater os trabalhos e revisar o que foi executado até agora na auditoria realizada entre o BID e a prefeitura de Parauapebas para a emissão do relatório das demonstrações financeiras do Termo de Doação.

Além do compromisso de fortalecer as práticas de auditoria relacionadas aos padrões exigidos pelo Banco, a capacitação fortalece o Tribunal no estabelecimento de sistemas e métodos de confirmação do funcionamento satisfatório do controle de qualidade.

Em 2016, o BID e o TCMPA assinaram protocolo de entendimentos que habilita o Tribunal a realizar auditorias nos contratos de empréstimos e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o Banco e os municípios paraenses e suas respectivas entidades controladas. 

As capacitações de equipe técnica do TCMPA e de jurisdicionados são realizadas pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do TCM-PA, com a direção geral do conselheiro vice-presidente do Tribunal, José Carlos Araújo.