Sobre a Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha

Histórico

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, nos termos de sua Lei Orgânica e Regimento Interno, exerce atividades e ações no sentido de promover a capacitação, treinamento e desenvolvimento profissional.

A Escola de Contas integra a estrutura organizacional do Tribunal de Contas e tem como objetivo principal formação e aperfeiçoamento técnico-profissional dos membros, servidores e jurisdicionados do TCM-PA, para além de atuar no fomento à capacitação da sociedade civil, relativo ao conhecimento nas áreas de atuação do Tribunal de Contas dos Municípios e do preconizado controle social.

Até o ano de 2015, as atividades pedagógicas e de orientação eram voltadas apenas aos jurisdicionados, sendo desenvolvidas pela Diretoria de Apoio aos Municípios.

A Escola de Contas Públicas Conselheiro Irawaldyr Rocha – ECPCIR foi criada pela Lei nº 6.504, de 2 de dezembro de 2002 e sua implantação ocorreu em agosto de 2015, após a aprovação da Resolução nº 004/2015/TCM-PA, de 13 de agosto de 2015, na gestão do então Presidente do TCM-PA, Conselheiro Cezar Colares. A sessão de instalação ocorreu em 21 de agosto, quando assumiu a Direção Geral da Escola o Conselheiro Sérgio Leão, Vice-Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, para o biênio 2015/2016.

A denominação da Escola homenageia o Conselheiro Irawaldyr Waldner Moraes da Rocha, que presidiu o Tribunal nos biênios 1985/1986 e 1993/1994.

Atualmente, a Escola de Contas Públicas integra grupos de trabalho nos âmbitos estadual, no Comitê de Trabalho das Escolas de Governo do Estado do Pará – COTEGEP e nacional, na Rede das Escolas de Contas do Tribunais do Brasil – REDUCONTAS.

Conheça a composição atual dos Conselhos da Escola de Contas Públicas:

Conselho Superior

  • Conselheiro Sérgio Belich de Souza Leão – Presidente do Conselho
  • Conselheiro Vice Presidente José Carlos Araújo – Diretor Geral da Escola de Contas
  • Conselheira Ouvidora Mara Lúcia Barbalho da Cruz
  • Conselheiro Corregedor Sebastião Cezar Leão Colares
  • Conselheiro Vice-Presidente da Câmara Especial Antonio José Costa de Freitas Guimarães

Conselho Consultivo Pedagógico

  • Conselheiro Vice Presidente José Carlos Araújo – Diretor Geral da ECPCIR e Presidente do Conselho
  • Ana Carolina Nelo Pedreira – Diretora Executiva da ECPCIR

Conselheiros Diretores Gerais da ECPCIR

Conselheiro Francisco Sérgio Belich de Souza Leão

 

Biênio 2015/2016

Conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz

 

Biênio 2017/2018

Conselheiro José Carlos Araújo

 

Biênio 2019/2020