“TCM-PA nas Escolas” já traz melhorias na educação municipal de Belém

A professora Carine Coelho, que atualmente está como diretora da Escola Municipal Palmira Lins, no bairro da Marambaia, em Belém (PA), é um exemplo de discente e servidora pública na área da Educação que aprova o projeto “TCM-PA nas Escolas”.  Ela, que conhece a realidade de outras regiões do Pará e comenta a precariedade de escolas em outros municípios, comenta da necessidade das instituições públicas reunirem esforços em prol de uma educação de qualidade.  “É uma prática que deveria ser seguida em nível de Brasil e que já acompanhei também em outros estados. Agradecemos muito esse auxílio do TCM somando forças para que a gente consiga desenvolver uma educação de qualidade no nosso município, que é o que todos queremos”, afirmou ela.

Os benefícios atingem a toda comunidade escolar envolvida nessa etapa piloto do projeto. As escolas já efetuam melhorias após terem ciência do início das fiscalizações do TCM-PA. Entre elas, estão pequenas reformas, pinturas, melhoria de limpeza e aquisição de equipamentos, além da maior interação entre o corpo escolar. “Com a visita do TCM-PA, conseguimos envolver mais nossas equipes e ter um olhar mais criterioso para melhorar o bem estar dos nossos alunos”, destacou Carine.

O comprometimento conjunto da sociedade com a educação também é evidenciado pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda. “Somos muito bem recebidos pelos alunos, professores, servidores e Secretaria de Educação de Belém. É emocionante ver a participação dos estudantes em cooperar com este projeto pioneiro no Pará”, afirmou Lavareda.

O coordenador do Núcleo de Auditoria Operacional do TCM-PA, Mário Medina, responsável pelo projeto, explica que o  “TCM-PA nas Escolas”, que começou há cerca de duas semanas e já visitou seis unidades escolares na capital paraense até esta terça-feira (7), visa à melhoria da qualidade do ensino público municipal através da ida de uma equipe técnica do TCM-PA até as escolas, com acompanhando também in loco dos conselheiros da Corte de Contas, para realização de auditoria na infraestrutura, limpeza, efetivo de professores e merenda escolar.

O conselheiro do TCM-PA, Cezar Colares, tem acompanhado as visitas e afirma que o projeto está superando as expectativas, além de ampliar o controle social. “É um trabalho de identificar o funcionamento da educação nos municípios e de que forma podemos contribuir para a melhoria da educação, identificando ajustes que podem ser feitos, assim como recomendando gestões muito boas para outras escolas”, falou ele sobre os diversos benefícios do projeto. “A repercussão é muito boa na comunidade escolar e isso aproxima o TCM da sociedade, que sente a importância do Tribunal e as formas que ela pode interagir melhor conosco, trazendo informações e mostrando o valor do Tribunal de Contas dos Municípios para a população”, enfatizou Cezar Colares.

O resultado positivo desse contato mais próximo entre TCM-PA e comunidades escolares representa um dos principais benefícios para a educação paraense. “São momentos de interação que também aprendemos muito sobre a realidade dos alunos e das escolas”, elencou o conselheiro do TCM-PA, Sérgio Leão.

O “TCM-PA nas Escolas” será ampliado a outros municípios do Pará a partir de 2018. Este ano, serão visitadas 14 escolas de Belém, concluindo a fase piloto do projeto este mês.