Sistema LINCE agiliza trabalho no TCM-PA

Versão para impressão

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), conselheiro Daniel Lavareda, lançou, nesta quarta-feira, dia 7 de março, o Sistema LINCE, que possibilita o acompanhamento, em tempo real, dos processos de prestação de contas, licitações, cadastramento de unidades jurisdicionadas e alteração de ordenadores de despesas, pois integra todos os sistemas envolvidos com o controle externo: e-Contas, SPE Remessa, SPE Tramitação, SIP, REI, Mural de Licitações e Unicad.

O lançamento do LINCE aconteceu na cerimônia de reinauguração da Sala dos Municípios “Ajax D’Oliveira”. O presidente Daniel Lavareda lembrou que o LINCE, desenvolvido por técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação do próprio Tribunal, em parceria com a Secretaria Geral, é um sistema de ponta que contempla um dos itens do seu compromisso de posse quando assumiu a presidência do Tribunal, o de proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores.

O LINCE disponibiliza consulta a decisões do TCM-PA desde 2006, auxiliando os diversos setores do Tribunal no desempenho do controle externo e no atendimento de demandas da sociedade, pois disponibiliza o acesso a decisões do Tribunal, acórdãos e resoluções, desde o ano de 2006. “Atualmente são 41 mil processos licitatórios e 18.801 acórdãos e resoluções no banco de dados, para consultas”, detalhou Lavareda.

Segundo o diretor da DTI, Diógenes Carneiro, o objetivo ao desenvolver o LINCE era disponibilizar esta fonte de consulta e informação a todo o corpo técnico, provendo insumos para análises e facilitando o atendimento a pedidos de informações, bem como à análise de decisões passadas, que podem embasar novas decisões. O novo recurso do LINCE serve também de arcabouço para setores como a Diretoria Jurídica (DIJUR) e Secretaria Geral, no desenvolvimento de seus trabalhos.

Prestigiaram o lançamento do LINCE, além do presidente Daniel Lavareda e da vice-presidente Mara Lúcia, os conselheiros Aloísio Chaves (ouvidor), Antônio José Guimarães e Sérgio Leão, pelos conselheiros substitutos Alexandre Cunha, Adriana Oliveira, Márcia Costa e Sérgio Dantas, pela procuradora-Geral do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA), Maria Regina Cunha, diretores e servidores.