Escola de Contas Públicas do TCM-PA realiza oficinas de capacitação sobre atos de pessoal

A Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), realizou, nesta quarta-feira (13), no auditório "Alacid Nunes", na sede da Corte de Contas, em Belém, duas oficinas para jurisdicionados: “Siap: Aposentadoria e Pensão” e “Siap: Teoria e Prática”. As oficinas tiveram como instrutora a servidora Luíza Montenegro, coordenadora do Núcleo de Atos de Pessoal (NAP) do TCM-PA, que fez minuciosa abordagem sobre o Sistema Integrado de Atos de Pessoal (SIAP).

A diretora executiva da Escola de Contas, Ana Carolina Pedreira, deu as boas vindas aos participantes em nome do conselheiro José Carlos Araújo, vice-presidente do Tribunal e diretor geral da Escola de Contas. Ela esclareceu que o objetivo das oficinas é capacitar e atualizar os conhecimentos técnicos dos funcionários públicos municipais responsáveis pelo cadastramento de informações sobre aposentadoria, pensão, cargos, empregos, funções e atos de admissão.

Ana Carolina ressaltou que a Escola de Contas está de portas abertas aos jurisdicionados do Tribunal para esclarecerem suas dúvidas. Ela disse que o TCM-PA está ampliando seu trabalho de capacitação, e que, neste ano, paralelamente à programação de encontros técnicos que realizará em todas as regiões do Estado, a Corte de Contas vai intensificar sua ação pedagógica através de plataforma de Educação a Distância (EAD).

Luíza Montenegro esclareceu os participantes sobre os módulos do SIAP: Atoteca, quadro de cargos, empregos e funções; quadro de verbas; admissão; aposentadoria; pensão; e veículo de publicação. Cerca de 151 jurisdicionados de diversas regiões do Pará estiveram na oficina sobre teoria e prática e 80 na que abordou sobre aposentadoria e pensão.

O SIAP também está disponível na versão EAD, no site da Escola de Contas.