TCM-PA recebe universitários em visita monitorada

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) recebeu na manhã desta quarta-feira (14), para participar de uma visita monitorada nas dependências do Tribunal, estudantes do curso de Ciências Contábeis das faculdades Anhanguera e Estácio.

A ação faz parte da 6° edição do curso de Tributação e Cidadania Fiscal, realizado pelo Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (CENTRESAF-PA), voltado para os acadêmicos de Direito, Contabilidade e Administração, e tem como objetivo disseminar a função social do tributo e seu papel para a consecução de políticas públicas de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A ação também convergiu com o projeto "TCM de Portas Abertas", da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, que atualmente é dirigida pela vice-presidente do Tribunal, conselheira Mara Lúcia.

A diretora executiva da Escola de Contas, Rosangela Quadros, deu as boas vindas e as palavras iniciais aos discentes. “Esse projeto iniciou com a necessidade de abrir as portas do TCM para que a sociedade pudesse conhecer o funcionamento do Tribunal, além de participar do nosso sistema de controle.”, disse Rosangela.

A visita monitorada pelas dependências ficou por conta do analista de controle externo, Everaldo Pinheiro, e o técnico do TCM, Francisco Ocerlei,  que apresentaram as dependências do órgão e suas respectivas funções. A estudante Manuela Mesquita participou anteriormente do projeto “TCM de Portas Abertas” e hoje pôde reafirmar a importância das prestações de contas. “Gostei da oportunidade de poder conhecer o Tribunal por dentro, e entender melhor o processo do órgão, sua divisão e suas respectivas funções”, disse Manuela.

“Hoje eu pude ter uma breve noção do funcionamento desta Corte de Contas. Até então eu desconhecia seu processo de gestão, audiências, julgamentos e outros processos que cabem ao órgão”, ressaltou o universitário Ajax de Albuquerque, que vai abordar a temática das prestações de contas para seu projeto de conclusão de curso e que pretende se qualificar para integrar a equipe do Tribunal.

O "TCM de Portas Abertas" busca contribuir para a formação cidadã e áreas compreendidas nas atividades relacionadas ao desenvolvimento e à missão institucional do órgão, além de oferecer aos estudantes de instituições de ensino públicas e privadas as competências e o exercício do controle externo.

O CENTRESAF é a entidade encarregada de realizar o curso “Tributação e Cidadania Fiscal”, cujo TCM PA é uma das entidades participantes, junto com a Receita Federal, Controladoria Geral da União, Secretaria de Estado da Fazenda do Pará, Secretaria Municipal de Finanças de Belém e Observatório Social de Belém.

Confira a galeria de fotos da visita