TCM-PA participará de auditoria operacional conjunta na área de meio ambiente

Versão para impressão

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) vai participar de uma auditoria operacional coordenada, em conjunto com outros tribunais de contas do País, na área ambiental, tendo como foco a região amazônica, informou o conselheiro Cezar Colares, que representou o presidente do TCM-PA, Daniel Lavareda, em reunião dos tribunais de contas da Amazônia Legal com o Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, no último dia 6 de fevereiro.

Segundo o conselheiro Cezar Colares, que é diretor da ATRICON (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), recém-empossado na Diretoria de Defesa de Prerrogativas e Direitos dos Membros dos Tribunais de Contas, o encontro dos TCs da Amazônia Legal com o TCU foi coordenado pelo presidente do órgão, ministro Raimundo Carreiro, e contou com a participação de outros membros da corte de contas federal.

Cezar Colares destacou que a notícia de que os tribunais de contas farão uma auditoria operacional na área ambiental na Amazônia Legal está tendo repercussão internacional e vem despertando o interesse de vários países e organizações não governamentais (ONGs) que atuam na preservação do meio ambiente.

A auditoria operacional conjunta dos tribunais de contas coordenada pelo TCU vai abordar aspectos como a fiscalização do funcionamento das reservas ambientais na Amazônia Legal, sua sustentabilidade e impactos. Ainda neste primeiro semestre serão feitos treinamentos com vistas à realização da auditoria operacional conjunta.