TCM-PA inicia capacitação de servidores na ferramenta LINCE

Versão para impressão

Teve início na última segunda-feira, dia 27/11, o treinamento da primeira turma de servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, que estão sendo capacitados para operar a ferramenta LINCE, uma aplicação que possibilita o acompanhamento, em tempo real, dos processos de prestação de contas, licitações e cadastramento de unidades jurisdicionadas, e alteração de ordenadores de despesas, pois integra todos os sistemas envolvidos com o controle externo: e-Contas, SPE Remessa, SPE Tramitação, SIP, REI, Mural de Licitações e Unicad.

Nesta primeira etapa do treinamento “LINCE – Uma Visão Gerencial”, a capacitação está sendo direcionada aos servidores que atuam nas Controladorias e Gabinetes de Conselheiros. Cada turma é composta de 15 pessoas. Segundo Robson do Carmo, diretor de Gestão de Pessoas, nesta quarta-feira, dia 29/11, será feito o treinamento para a segunda turma de funcionários lotados nas Controladorias e Gabinetes de Conselheiros. A capacitação vai das 13h às 15h, na sala de treinamento.

Ezaul Moreira, chefe de Apoio Especializado da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e responsável pela capacitação, esclareceu que o objetivo do curso 100% prático é formar multiplicadores em seus respectivos setores. “Além de fazermos uma explanação sobre todas as funcionalidades do LINCE, os servidores participam de simulações, com montagem de cenários e questionamentos sobre situações rotineiras em processos de prestação de contas”, comentou Ezaul.

Os participantes têm apresentado bom desempenho e sugestões para aprimoramento do LINCE. A procura de interessados em participar do treinamento tem sido grande. Já solicitaram vagas os seguintes setores: NUFOP, DIJUR, NAOP  e NIE. Novas turmas serão abertas em 2018.