"TCM-PA de Portas Abertas” recebe estudantes de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio do Pará

Versão para impressão

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) recebeu, nesta terça-feira (10/10), 48 estudantes do 7º e 8º períodos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio do Pará, que participaram de programação que incluiu visita à sessão plenária e palestras, dentro do Projeto “TCM-PA de Portas Abertas”, da Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”.

Os universitários tiveram a oportunidade de assistir parte da sessão plenária, ocasião em que receberam as boas vindas dos conselheiros, transmitidas pelo presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, que destacou a importância do projeto para a formação da consciência cidadã dos futuros profissionais.

Segundo a diretora Geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal, conselheira Mara Lúcia, vice-presidente do TCM-PA, o projeto proporciona que estudantes, entre outros segmentos da sociedade, conheçam a importância e como funciona o Tribunal, em sua missão de orientar e fiscalizar a execução e prestação de contas dos recursos públicos.

 PALESTRAS

Dentro da proposta de estimular o exercício da cidadania e do controle social, o “TCM-PA de Portas Abertas” conta com palestras em sua programação. Após visita ao Plenário, os estudantes assistiram a três palestras: “O Papel do TCM e da Sociedade no Controle da Gestão Pública”, ministrada por Raphael Maués, diretor Jurídico do Tribunal; “Ouvidoria – Instrumento de Interação do TCM com a Sociedade”, proferida por Marcus Vinícius Monteiro, coordenador da Ouvidoria/TCM-PA; e “Sistema Eletrônico de Prestação de Contas – SPE”, que teve como facilitador Marcos Souza, da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal.

Os estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio do Pará parabenizaram o TCM-PA pela iniciativa do projeto e agradeceram a oportunidade do aprendizado, que consideraram de grande importância para a sua formação profissional.