Servidores do TCM-PA e do MPCM-PA participam do curso Sistema Geo-Obras: Módulo Auditor

Servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) e do Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Pará (MPCM-PA) estão participando, nesta sexta-feira(15), do curso Sistema Geo-Obras: Módulo Auditor. O curso, coordenado pela Escola de Contas Públicas “Conselheiro Irawaldyr Rocha”, foi ministrado por Emerson Augusto de Campos, no auditório do Tribunal.

Segundo Ricardo Nunes, coordenador do Núcleo de Fiscalização de Obras Públicas do TCM-PA, o objetivo do curso é capacitar os servidores do TCM-PA e MPCM-PA, previamente destacados pelas chefias imediatas, conselheiros e procuradora Geral do MPCM, para atuarem no acompanhamento, monitoramento e análise de obras públicas e serviços de engenharia, a ser realizado via Sistema Geo-Obras, implantado em definitivo desde o dia 1º de maio deste ano, especificamente no módulo auditor.

Através do curso os participantes aprendem técnicas de auditoria em obras públicas com o Sistema Geo-Obras. O Geo-Obras/TCM-PA é um sistema informatizado desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e cedido ao TCM-PA, para gerenciar informações de obras e serviços de engenharia executados por órgãos e entidades da esfera municipal.

O Geo-Obras passou por adequações ao sistema de informática do TCM-PA e é uma poderosa ferramenta de consulta, acompanhamento e gerenciamento dos investimentos realizados pelos governos municipais. Inclusive o cidadão, através da combinação das opções de filtros disponíveis, consegue obter informações gerais ou específicas sobre as licitações, contratações e execuções de obras e serviços de engenharia.

CADASTRAMENTO

A Resolução Administrativa Nº 40/2017/TCM-PA, que instituiu o Geo-Obras/TCM-PA, determina que todas as unidades jurisdicionadas do TCM-PA têm de se cadastrar no referido sistema, por meio do UNICAD (Cadastro Único), no Portal do Jurisdicionado, no site do Tribunal (www.tcm.gov.pa.br), onde estão disponíveis todas as informações necessárias para que o jurisdicionado se cadastre e opere o sistema, inclusive um Guia do Usuário com o passo a passo.