Rede de Controle no Pará abre vagas para cursos de capacitação

Versão para impressão

Durante a reunião da Rede de Controle da Gestão Pública no Pará, realizada na manhã desta quarta (9), entre as pautas, foram apresentados os cursos das primeiras capacitações que serão ofertadas neste mês de agosto e direcionadas para a formação dos servidores das instituições integrantes.

Os dois primeiros cursos serão sobre base de dados de saúde e saneamento e o outro para as áreas de educação e assistência social. A Controladoria Geral da União, que faz parte da Rede, está a frente dessas duas atividades que objetivam apresentar modos de consultas para obtenção de informações úteis e relevantes a ações de controle nas áreas de saúde e saneamento e que estão disponíves em sites, portais e bases de dados de acesso livre. Entre os assuntos a serem abordados nos cursos, está o Sismac - sobre ações e serviços do bloco de financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade ambulatorial e hospitalar e o Sismoc – que permite o acompanhamento de obras de saneamento, com recursos da Funasa, nos municípios de até 50 mil habitantes.

As inscrições são gratuitas e online disponíveis para servidores dos órgãos integrantes da Rede através do link https://ead.cgu.gov.br/ . Os interessados devem clicar na bandeira do Pará e fazer um cadastro para gerar login e senha que permitirá acesso ao sistema. As inscrições são individuais. Os cursos ocorrerão no auditório do Ministério Público do Pará, em Belém, no próximo dia 23 de agosto, em horário diferenciados. O curso voltado para base de dados de saúde e saneamento será das 9h às 12h e a capacitação para as áreas de educação e assistência será das 14h às 17h.

As capacitações fazem parte do plano de metas da Rede e, a cada mês, serão disponíbilizados dois cursos para as instituições integrantes. Em setembro, o Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) coordenará os dois próximos cursos.