Mais de 300 jurisdicionados participam do primeiro dia do CAPACITação

O CAPACITação, coordenado pela Escola de Contas Públicas "Conselheiro Irawaldyr Rocha", que tem como diretora geral a vice-presidente do Tribunal, conselheira Mara Lúcia, iniciou as incursões deste ano em todas as regiões do estado para orientar os jurisdicionados do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) na tarde desta segunda (9), tendo Paragominas como primeira cidade-polo a sediar as atividades da iniciativa. Cerca de 300 participantes, entre prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, secretários municipais e  demais representantes de 31 municípios das regiões do Capim e Caetés, estiveram no auditório do Espaço Cultural da cidade-polo, onde continuarão as ações até a próxima sexta (13).

Durante os pronunciamentos na abertura do evento, foi evidenciado principalmente as parcerias firmadas entre os mais diversos órgãos para a garantia de administrações públicas cada vez mais transparentes e com maior diálogo entre elas, tendo como beneficiário maior a população paraense. Participaram da abertura do CAPACITação o presidente do TCM-PA, conselheiro Daniel Lavareda, a vice-presidente do Tribunal, conselheira Mara Lúcia, os conselheiros corregedor, José Carlos Araújo, e ouvidor do TCM-PA, Aloísio Chaves, conselheiros da Corte de Contas, Antonio José Guimarães e Sérgio Leão, o conselheiro do TCE-PA, Luis Cunha, prefeitos de municípios abrangidos nesta primeira etapa, presidentes de Câmaras e vereadores das regiões atendidas, representante do Ministério Público de Contas dos Municípios do Pará (MPCM-PA) e servidores dos executivos e legislativos municipais.

A palestra de abertura foi proferida pelo presidente Daniel Lavareda e pelo promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Daniel Azevedo. Eles explanaram sobre a efetividade das decisões das duas instituições, ressaltando que a parceria tem permitido resultados positivos também através de bancos de dados gerados pelo uso da tecnologia nos procedimentos do TCM-PA.

Nos próximos dias do evento, os participantes vão receber as orientações a partir de eixos temáticos escolhidos por eles, conforme a necessidade de capacitação. Além das vertentes relacionadas aos eixos executivo e legislativo, a Escola de Contas inova esse ano e traz também a temática relacionada aos conselhos municipais.

Confira a programação completa, os materiais didáticos e outras informações sobre o CAPACITação no site da Escola de Contas, através do endereço www.tcm.pa.gov.br/escoladecontas

GALERIA DE IMAGENS